sexta-feira, 9 de março de 2012

O REINO DOS FUNGOS V

A diversidade de cogumelos em Sergipe é grande e pouco conhecida!
Necessitamos proteger e conservar a biodiversidade e os recursos naturais, o que deve ser prioridade e preocupação generalizada não só da comunidade científica, mas da sociedade.

 
AVISO IMPORTANTE:
As informações aqui postadas, por si só não permitem a identificação segura de cogumelos. Não tente identificar cogumelos pelas imagens apenas. Existem muitas espécies perigosas ou letais! A identificação precisa requer muita experiência e rigor na informação. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS pelo uso incorreto das informações aqui disponibilizadas! Não utilizem cogumelos como alimento ou chás! MICOTOXINAS PODEM MATAR!


Cogumelos que aparecem nos gramados e quintais: são admiráveis, mas é preciso cuidado no manuseio, podem ser tóxicos! Chlorophyllum molybdites (G. Mey) Massee, um cogumelo que ocorre frequentemente nos gramados (arredores de Aracaju, no interior, Mosqueiro; primeira ocorrência para Sergipe). Esta espécie possui toxinas danosas ao aparelho digestório, lave as mãos depois de manuseá-lo! 
Os "links" abaixo esclarecem sobre toxinas e seus efeitos:

Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee (Foto: Clóvis Franco)

Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee (Foto: Clóvis Franco)
O píleo de C. molybdites pode ser observado nas diversas fases de desenvolvimento (acima). Desde o botão até o amadurecimento total. É um cogumelo carnudo que pode ser prontamente reconhecido pelas lamelas verde-ervilha, sobretudo algum tempo depois da coleta.

Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee (Foto: Clóvis Franco)

A película escura no topo do píleo é resquício do véu universal, uma espécie de membrana que recobre as lâminas, ligando-se ao anel membranoso observado na parte superior da haste.

Cogumelo jovem com píleo (chapéu) recoberto pelo véu.

Píleo ou chapéu (Agaricus campestris.), brotando do solo com véu e lâminas à vista!


A cor dos esporos: pode revelar o gênero de um espécime, ou mesmo pode diferenciar espécies similares. Todos os Agaricus possuem esporos de tons de marrom. Fazer o "esporo print" ou esporada é uma maneira de identificar espécies de cogumelos.

Depósito de esporos (esquerda) e o chapéu (píleo) de onde vieram.

Agaricus spp.  são  comuns na região. Agaricus cf. arvensis Schaeff., cogumelo comestível  (foto abaixo). NÃO TENTEM UTILIZAR COMO ALIMENTO. PERIGOSO! Não é possível ter certeza da espécie através de fotos. Identificação de cogumelos é uma tarefa difícil.

Agaricus cf. arvensis Schaeff.  (Foto: Clóvis Franco).

Agaricus cf. arvensis Schaeff.  (Foto: Clóvis Franco).

Esporo "print" de A. cf. arvensis. (Foto: Clóvis Franco)

Agaricus campestris Linnaeus são sapróbios, crescem separadamente ou são gregários. Considerados, no mundo inteiro, comestíveis e saborosos, de odor agradável.
Agaricus campestris Linnaeus. (Foto: Clóvis Franco)
Crescem em gramados, pastos, sítios e quintais, em todo estado. As lâminas (parte de baixo do píleo) são róseas, ficando escuras quando envelhecem.

Agaricus campestris Linnaeus. (Foto: Clóvis Franco)
Agaricus campestris Linnaeus. (Foto: Clóvis Franco)


Círculos das fadas (fairy circles, fairy rings), podem ocorrer nos gramados. Diversas espécies de cogumelos podem formar círculos. Acontece quando a germinação dos esporos ocorre em locais favoráveis mandando hifas, igualmente, em todas as direções. Basidiomiceto, família Tricholomataceae, Collybia spp. são comuns na região. 
Collybia sp. (C. coracicolor?) crescendo no gramado (Foto: Clóvis Franco).


Collybia sp. (foto: Clóvis Franco)
Hygrocybe spp. comum em todo estado, crescendo nos gramados e também nas matas (serrapilheira). Possuem lâminas amplas, carnosas, adnexas. Ficam grudentos quando úmidos.
Hygrocybe sp. (Foto: Clóvis Franco).
Hygrocybe sp. (Foto: Clóvis Franco). 
Hygrocybe sp. (Foto: Clóvis Franco).  


Hygrocybe sp. (Foto: Clóvis Franco). 
Basidiomicetos, família Polyporaceae, Polyporus spp. são muito frequentes em todo estado, ocorrendo em  substratos variados inclusive nos gramados.
Polyporus cf. ciliatus Fr. ex Fr. Primeira ocorrência para Sergipe (Foto: Clóvis Franco).


Polyporus cf. ciliatus Fr. ex Fr. Primeira ocorrência para Sergipe (Foto: Clóvis Franco).
Abaixo: Basidiomiceto, Agaricales, não identificado. Aceitamos ajuda!
Basidiomiceto não identificado (Foto: Clóvis Franco).

Basidiomiceto não identificado (Foto: Clóvis Franco). 




POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário