A diversidade de cogumelos em Sergipe é grande e pouco conhecida!
Necessitamos proteger e conservar a biodiversidade e os recursos naturais, o que deve ser prioridade e preocupação generalizada não só da comunidade científica, mas da sociedade.
AVISO IMPORTANTE:
As informações aqui postadas, por si só não permitem a identificação segura de cogumelos. Não tente identificar cogumelos pelas imagens apenas. Existem muitas espécies perigosas ou letais! A identificação precisa requer muita experiência e rigor na informação. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS pelo uso incorreto das informações aqui disponibilizadas! Não utilizem cogumelos como alimento ou chás! MICOTOXINAS PODEM MATAR!
Nas matas de Sergipe a diversidade de espécies é enorme, mas ainda pouco conhecida. Na serrapilheira, além dos cogumelos aparecem muito organismos, alguns usam camuflagens, com o propósito de serem confundidos com o entorno. A mariposa (foto abaixo) é um ótimo exemplo!
Serra de Itabaiana (Foto: Clóvis Franco). |
Nesta postagem, além dos cogumelos que foram identificados e fotografados por nós, vamos apresentar alguns espécimes que foram encontrados e fotografados por colaboradores. A imagem abaixo foi obtida por Dra. Adriana Bocchiglieri, do DBI/UFS, na Mata do Junco em Capela. Trata-se de um basidiocarpo fora do comum, da família Phallaceae: Phallus indusiatus Vent.: Pers.
Phallus indusiatus Vent.: Pers. (Foto: Adriana Bocchiglieri) |
O corpo de frutificação de P. indusiatus contém polissacarídeos biologicamente ativos: β-D-glucano chamado de T-5-N, e que possui atividades antinflamatórias e anti-câncer.
Outras contribuições (fotos) vieram de Willy Leal (discente do DBI/UFS). Os cogumelos foram encontrados em duas cavernas em Laranjeiras-Se. Não existe a possibilidade de uma identificação positiva, mas o primeiro (esquerda, foto abaixo) é um Basidiomiceto, Agaricales (Leucocoprinus?). O segundo (vermelho) possui um corpo de frutificação muito conspícuo e certamente é um Ascomiceto, Pezizales, possivelmente da família Sarcoscyphaceae, Cookeina tricholoma (?).
Cogumelos das cavernas de Laranjeiras. (Foto de Willy Leal) |
Cogumelos saprófitos encontrados no lixo, nas imediações da lagoa de estabilização da UFS. Gênero Pluteus (Pluteus albostipitatus ? (Dennis) Singer).
Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco) |
Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco) Primeira ocorrência para Sergipe. |
Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco) |
A estipe branca, lâminas em grande número afastadas do centro, ausência completa do véu universal: Pluteus é o único gênero que combina estas características.
Corpos de frutificação de cogumelos no solo da mata da Serra de Itabaiana; são cogumelos saprófitos, pertencentes a muitos gêneros e espécies. Imagem abaixo, Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn. Agaromiceto, Russulales, Lachnocladiaceae.
Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn. (Foto: Clóvis Franco) |
Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn. (Foto: Clóvis Franco) Basidiocarpo comum na serrapilheira do Parque Nacional da Serra de Itabaiana é da espécie Hymenochaete damicornis (Link) Lév. |
Hymenochaete damicornis (Link) Lév. (Foto: Clóvis Franco) |
Hymenochaete damicornis (Link) Lév. (Foto: Clóvis Franco) Outro cogumelo (Polyporaceae) que pode ser encontrado frequentemente na Serra de Itabaiana é Polyporus grammocephalus Berk. |
Polyporus grammocephalus Berk. (Foto: Clóvis Franco). |
Polyporus grammocephalus Berk. (Foto: Clóvis Franco). |
POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO!