terça-feira, 20 de março de 2012

O REINO DOS FUNGOS VI

A diversidade de cogumelos em Sergipe é grande e pouco conhecida!
Necessitamos proteger e conservar a biodiversidade e os recursos naturais, o que deve ser prioridade e preocupação generalizada não só da comunidade científica, mas da sociedade.


AVISO IMPORTANTE:
As informações aqui postadas, por si só não permitem a identificação segura de cogumelos. Não tente identificar cogumelos pelas imagens apenas. Existem muitas espécies perigosas ou letais! A identificação precisa requer muita experiência e rigor na informação. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS pelo uso incorreto das informações aqui disponibilizadas! Não utilizem cogumelos como alimento ou chás! MICOTOXINAS PODEM MATAR!

Nas matas de Sergipe a diversidade de espécies é enorme, mas ainda pouco conhecida. Na serrapilheira, além dos cogumelos aparecem muito organismos, alguns usam camuflagens, com o propósito de serem confundidos com o entorno. A mariposa (foto abaixo) é um ótimo exemplo!

Serra de Itabaiana (Foto: Clóvis Franco).
Nesta postagem, além dos cogumelos que foram identificados e fotografados por nós, vamos apresentar alguns espécimes que foram encontrados e fotografados por colaboradores. A imagem abaixo foi obtida por Dra. Adriana Bocchiglieri, do DBI/UFS, na Mata do Junco em Capela. Trata-se de um basidiocarpo fora do comum, da família Phallaceae: Phallus indusiatus Vent.: Pers.
 Phallus indusiatus Vent.: Pers. (Foto: Adriana Bocchiglieri)
O corpo de frutificação de P. indusiatus contém polissacarídeos biologicamente ativos: β-D-glucano chamado de T-5-N, e que possui atividades antinflamatórias e anti-câncer. 

Outras contribuições (fotos) vieram de Willy Leal (discente do DBI/UFS). Os cogumelos foram encontrados em duas cavernas em Laranjeiras-Se. Não existe a possibilidade de uma identificação positiva, mas o primeiro (esquerda, foto abaixo) é um Basidiomiceto, Agaricales (Leucocoprinus?). O segundo (vermelho) possui um corpo de frutificação muito conspícuo e certamente é  um Ascomiceto, Pezizales, possivelmente da família Sarcoscyphaceae,  Cookeina tricholoma (?).

Cogumelos das cavernas de Laranjeiras. (Foto de Willy Leal)


Cogumelos saprófitos encontrados no lixo, nas imediações da lagoa de estabilização da UFS. Gênero Pluteus (Pluteus albostipitatus ? (Dennis) Singer). 

Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco)


Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco)  Primeira ocorrência para Sergipe.
Pluteus sp. (Foto: Clóvis Franco)
A estipe branca, lâminas em grande número afastadas do centro, ausência completa do véu universal:  Pluteus é o único gênero que combina estas características.

Corpos de frutificação de cogumelos no solo da mata da Serra de Itabaiana; são cogumelos saprófitos, pertencentes a muitos gêneros e espécies. Imagem abaixo, Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn. Agaromiceto, Russulales, Lachnocladiaceae.

Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn.  (Foto: Clóvis Franco)

Lachnocladium schweinfurthianum P. Henn.  (Foto: Clóvis Franco)


Basidiocarpo comum na serrapilheira do Parque Nacional da Serra de Itabaiana é da espécie Hymenochaete damicornis (Link) Lév.
Hymenochaete damicornis (Link) Lév. (Foto: Clóvis Franco)

Hymenochaete damicornis (Link) Lév. (Foto: Clóvis Franco)


Outro cogumelo (Polyporaceae) que pode ser encontrado frequentemente na Serra de Itabaiana é Polyporus grammocephalus Berk.
Polyporus grammocephalus Berk. (Foto: Clóvis Franco).

Polyporus grammocephalus Berk. (Foto: Clóvis Franco). 
POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário